quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Construção de uma Juventude do PT forte e atuante


Carlos Emar (Sec. Estadual JPT-Paraná)
Companheiros e companheiras, estamos caminhando para a metade do segundo ano de gestão desde o último congresso da Juventude do PT.  Nesse período tivemos muito trabalho, com dificuldades e grandes vitórias para a organização, mobilização, formação e atuação da nossa juventude Petista em cada segmento,  município e região do nosso estado. Chegamos onde o debate da Juventude não chegava e lugares onde o debate, por ser tão forte, havia a necessidade de estabelecer novos diálogos mas, como uma etapa gradativa de construção política, avançamos e abrimos um cenário de perspectivas, de mais avanços para os próximos períodos, enxergando um calendário extenso e denso e com muitos desafios a serem superados.

Este blog se inicia com a função de ser um espaço de informação e debate dentro da política da JPT no estado, da nossa intervenção no país, das experiências do que realizamos até agora e do que iremos realizar, sempre em diálogo permanente com a sociedade e com a juventude que hoje, mostra sua força na inovação de ideias e métodos para brigar por aquilo que acham justo.

Abrindo as postagens, coloco uma reflexão que nosso presidente Lula fez em artigo ao The New York Times, no início do último mês se referindo as manifestações de Junho e a participação da Juventude. A primeira colocação considero imprescindível para nós compreendermos a nossa geração: 

 "Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres. Nós reduzimos drasticamente a pobreza e a desigualdade. Estas são conquistas importantes, mas é completamente natural que os jovens, especialmente aqueles que estão obtendo coisas que seus pais nunca tiveram, desejem mais.
(...) 
"As preocupações dos jovens não são apenas materiais. Eles querem maior acesso ao lazer e a atividades culturais. Mas, acima de tudo, eles exigem instituições políticas que mais limpas e mais transparentes, sem as distorções do sistema político e eleitoral anacrônico do Brasil, que recentemente se mostraram incapazes de gerir a reforma."

Uma segunda colocação do presidente é muito inteligente ao se referir como o PT deve enxergar a Juventude:

"Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que ajudei a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de profunda renovação. É preciso recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens de forma paternalista."


Nenhum comentário:

Postar um comentário